E chega o fim do ano

É isso aí: não viajei para Paris, não adotei uma criança, não comprei um apartamento às margens do Rio Tâmisa e nem mesmo emagreci. Não me apaixonei de novo, mas amei como sempre amei – perdidamente, desesperadamente, como se o mundo fosse mesmo acabar. O mundo não acabou, aliás (e hoje posso dizer que nunca acreditei nos Maias) e eu não morri. Não morri, mas pensei em morrer umas tantas vezes. Quis viver umas tantas outras, para contrabalançar. Vivi. Vivi meio obrigada, na maior parte do tempo, porque não foi um bom ano. Perdi. Perdi amigos, perdi conhecidos, fui ao cemitério mais vezes do que gostaria, perdi gente que não faz falta e que podia ir ali passear no Marrocos por uns trinta anos. Entendi que existem coisas que eu não posso mudar, mas continuo querendo mudar tudo mesmo assim. Redescobri o amor da minha vida. Gritei de cima de um palco, dancei até criar hematomas nas panturrilhas, dei combustível aos meus sonhos antigos e não sei como passei tanto tempo sem acreditar neles. Li menos livros do que gostaria, vi menos filmes do que deveria, ouvi mil e uma músicas diferentes e continuo achando que não ouvi o bastante. Desaprendi a rezar de vez e senti falta de ter fé em alguma coisa. Beijei umas pessoas, quis beijar outras, talvez eu beije mais no ano que vem, talvez não. Desapeguei. Respirei. Respirei. Chorei até ficar sem ar, sozinha e no colo de outrem. Ri até ficar com dor de cabeça. Me entreguei, como eu sempre me entrego, porque é só assim que eu funciono. Abandono esse ano esquisito, esse ano que não me poupou as costas das facas alheias, que me deu outros pontos de vista, esperando que 2013 seja bem mais doce. E que seja doce.

4 thoughts on “E chega o fim do ano”

Deixe um comentário

